QUEST ES
I. Dispneia é definida como a sensação de desconforto respiratório gerado por diversos mecanismos fisiológicos, psíquicos, sociais e ambientais. Gera grande limitação na qualidade de vida de milhões de doentes todos os anos e em muitos casos é um sintoma debilitante e refratário, mesmo com tratamento clinico máximo.
II. A variedade de termos utilizados como descritores de dispneia: falta de ar, cansaço, opressão torácica, fome de ar, fôlego curto, sufocamento, entre outros, e a multiplicidade de estímulos implicados em sua gênese fazem supor que existem vários tipos de dispneia. Além disso, a percepção de dispneia está relacionada com fatores psicossociais que influenciam sua intensidade e tolerabilidade, dificultando sua interpretação.
III. A causa mais comum de dispneia é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Doenças pulmonares, cardiovasculares, neuromusculares e diversas outras condições estão relacionadas à dispneia.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas
b) Apenas as alternativas I e III estão corretas
c) Apenas a alternativa III está correta
d) Todas as alternativas estão corretas
e) Todas alternativas estão incorretas
Resposta A
2) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Sibilo é um som contínuo, prolongado, predominante expiratório, podendo ocorrer também durante a inspiração. Certa
b) São focos de ausculta cardíaca: foco aórtico, foco pulmonar, foco mitral e foco tricúspide.
c) O volume de sangue contido no sistema arterial interfere de maneira direta e significativa nos níveis de pressões sistólica e diastólica.
d) Os sons de Korotkoff usados para medir a pressão arterial são classificados em 5 fases audíveis.
e) O ritmo de galope, criado por Bouillaud é aplicável ao ritmo da terceira bulha patológica.
Resposta: D
3) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) A cianose significa coloração azulada da pele e das mucosas, devido o aumento da hemoglobina reduzida no sangue, chegando a 5g por 100ml.
b)