Educadores Musicais
Suzuki: Método associado a repetição, e busca pela memorização, aprender e ensinar estão associados, aprendizagem em grupos lidando com erros e acertos e por métodos de comparação. As crianças aprendem através de sua própria observação do seu meio ambiente.
G. M. Denkmann: Reconhecer os sons através de representações gráficas coloridas alterações registradas com cores diferentes, servia de preparação para grafia tradicional. Experimentação Sonoras tornando diversas categorias em experiências musicais próprias, trabalha capacidade de percepção e promove auto realização em relações sociais. Instrumentos tradicionais e objetos sonoros como cocos, garrafas, bambus. E a música deve ser um reflexo da realidade social/cultural da criança.
Kodaly: Educ. musical p/ todos. Musica folclórica com foco nos valores musicais/identidade cultural. Ensino focado na voz vizando inclusão. Foco nos intervalos absolutos entre as notas. Essencial que cante o que lê, e escreva o que canta. Utiliza a manossolfa (gesticulação dos sons) o “Dó móvel” e silabas nos solfejos rítmicos ta, ti e táa (Semínima colcheia mínima)
Maurice Martenot: Jogo como principal estratégia metodológica. Pedagogia focada em: ritmo, canto livre, canto consciente leitura teoria aplicada memorização imitação espontânea e transposição. Imitação deve estar presente em todos níveis e momentos.
J. Paynter: Evitar métodos por serem antítese da mente criativa, fazer musical criativo, musica para todos, a música igual as demais matérias no quesito importância. Foco na criatividade e imaginação. Importante executar e não apenas ouvir.
Edgar Willems: Criou seu método baseado em Piaget e Claparéde, acreditava no preparo