Quest Es Sociais No Meio Ambiente Em S O Luis
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
CAMILA ABREU MENDES
CLEIDIMAR COELHO NOGUEIRA
FRANCINEIDE DE OLIVEIRA FERNANDES
LAYSA CRISTINA COELHO COSTA
LUCILENE DA SILVA
MARIA RISALVA COSTA SOUSA
RENATA WANESSA
QUESTÕES SOCIAIS NO MEIO AMBIENTE EM SÃO LUIS
SÃO LUIS
2012
QUESTÕES SOCIAIS NO MEIO AMBIENTE EM SÃO LUIS
Independente do processo natural de degradação ambiental, a explosão populacional contribui para esse desgaste devido à proliferação de modos precários e segregados de moradia, bem como a insuficiência da rede de serviços relativos à saúde e ao saneamento básico que contribui para o desequilíbrio ambiental acentuando a situação de vulnerabilidade tanto do espaço urbano quanto da população usuária.
A cidade é, como se sabe, o espaço das diferentes manifestações sociais, resultantes dos diferentes interesses econômicos de uma dada sociedade num determinado tempo e lugar. Ela representa as necessidades, os desejos e anseios do homem revelando a sua história. Assim sendo, o ambiente urbano não é apenas a imagem da cidade, ele é a expressão das relações socioculturais aí presentes.
A forma acelerada como vem se dando a urbanização faz com que os aglomerados cresçam de maneira desordenada e caótica, com infraestrutura física, habitações e serviços altamente vulneráveis, avolumando ainda mais os problemas ambientais, sendo precisamente nestes locais onde maiores condições de risco existem para a população. É cada vez mais notório um cenário urbano crescentemente não só ameaçado, mas diretamente afetado por riscos e problemas ambientais.
Umas das categorias básicas do ambientalismo é o espaço construído socialmente derivando das inter-relações entre a sociedade e a natureza. Assim, para entender a concretização de formas e estruturas espaciais em um momento e lugar historicamente determinado, é necessário integrar a análise social com a evolução histórica dessa sociedade e seu território, suas características fisiográficas e os fatores