O conceito de modulação e a relação com a habitação - Vila da Barca – Belém do Pará
Área construída: 26.674,08 m²
Arquiteto: Luiz Fernando de Almeida Freitas
Paisagismo: Claudia Brack Duarte
Cálculo estrutural da cerâmica autoportante: Leonardo Perazzo Barbosa
Cálculo estrutural do píer (madeiramento e peças metálicas): Reinaldo Jansen Silva
Localização
A Vila da Barca localiza-se no município de Belém, no bairro do Telégrafo, mais precisamente na zona oeste, às margem direita da baía de Guajará, tendo como limites da Avenida Pedro Álvares Cabral até a baía e do Curro Velho19 até a Alameda Padre Julião.
O Projeto
Esta comunidade caracterizava-se por ser fruto de um processo antigo de ocupação espontânea devido a situação de realocação das classes baixas para áreas características de baixada. Este fato se deu em decorrência desses indivíduos (de classe social mais baixa) contarem com os espaços menos favorecidos da cidade, como única alternativa de moradia, uma vez que as áreas consideradas com maior infraestrutura são habitadas por quem detém uma maior poder aquisitivo. Grande parte desses indivíduos vem de cidades ribeirinhas do estado do Pará. Acabaram habitando as margens da baía do Guajará, local onde há a reprodução de alguns dos hábitos tradicionais de seus lugares de origem, tais como: construção de habitações de palafita, consumo e uso doméstico direto da água da baia, criação de animais e pesca; somando esses hábitos aos característicos do ambiente urbano. Por outro lado, a localização em que essas pessoas se encontravam não dispunha de serviços básicos de saneamento e infra-estrutura necessária para suportar a situação de vulnerabilidade a que se encontravam diante da dinâmica natural de enchente e vazante da baia do Guajará, que incide sobre a orla de Belém.
O que existe de inovador neste projeto
Um projeto que surgiu através estudos e pesquisas utilizando bloquinhos de “lego” e computação. Atende à necessária diferença ou diversidade sugerida pelo atendimento social, inclusive para tentar