QUEST ES ED
Citocinas inflamatórias aumentam a expressão de moléculas de adesão no endotélio, facilitando a saída de leucócitos de dentro do vaso.
CAPÍTULO 2- 3º EXERCÍCIO ALTERNATIVA A
As células apresentadoras de antígenos, após digerirem os antígenos nos tecidos infectados, e os apresentam em suas superfícies, via moléculas de MHC, migram até os órgãos linfóides secundários e ativam os linfócitos T.
CAPÍTULO 3 – 5º EXERCÍCIO ALTERNATIVA A
Segue-se a descrição dos isotipos de imunoglobulinas e suas funções:
IgD - é componente do receptor para antígeno na membrana de linfócitos B.
IgE - reações alérgicas e infeccções parasitárias.
IgG - atravessa a placenta e facilita a fagocitose de bactérias.
IgA - imunidade de mucosas, está presente no colostro
IgM - secretado durante a resposta imune primária frente a antígenos T independentes.
CAPÍTULO 4 – 1º EXERCÍCIO ALTERNATIVA D
Linfócitos T CD4+ reconhecem moléculas de MHC do tipo II + peptídios processados, enquanto que linfócitos TCD8+ reconhecem moléculas de MHC do tipo I + peptídios.
CAPÍTULO 5 – EXERCÍCIO 2
Através da aplicação da primeira dose (dose sensibilizadora) ocorre a diferenciação de células B em plasmócitos, os quais produzem anticorpos. No entanto, a quantidade de anticorpos produzida é mínima. Com o decorrer do tempo, a quantidade desses anticorpos também diminui. Na administração da primeira dose, ocorre a formação de células B de memória. Na administração da segunda dose, as células B de memória rapidamente se diferenciam em plasmócitos, os quais produzem uma grande quantidade de anticorpos, de uma maneira muito ágil. Por essa razão, o nível de anticorpos detectados possui amplitudes diferentes após a dose sensibilizadora e a dose reforço. CAPÍTULO 6 ALTERNATIVA B
Nos linfócitos T, a tolerância central (seleção negativa) ocorre quando timócitos duplo-positivos com receptores de alta afinidade para antígenos próprios reconhecem estes