Quem é o vizinho
O trabalho com as relações de vizinhança e continuidade pode ser realizado através do estudo dos bairros. Inicie coma localização e a posição do bairro da escola, empregando as relações topológicas e, em outro momento, os pontos cardeais.
Como desenvolver a atividade:
- Distribua para cada aluno um mapa(planta do traçado urbano) de sua cidade já com os respectivos bairros assinalados. Peça que localizem no mapa o bairro que moram, o bairro da escola e o bairro centro. Discuta o porquê do nome “centro”. Distribua também o quadro.
- Solicite que localizem o bairro em relação aos bairros vizinhos.
Trabalhe com noções tais como: vizinho de, perto de, longe e muito longe. Discuta critérios para adotar essas referências. Preencha os espaços com os critérios no lugar reservado no quadro.
-Construa em grupo o quadro a seguir:
Bairro
Vizinho
Perto
Longe
Muito longe
- Oriente os alunos para que coloquem o nome do bairro em que moram no centro da rosa do ventos. N O BAIRRO L S
- E, sucessivamente, coloquem os outros bairros de acordo com as direções cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. È possível trabalhar com os pontos colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste.
- Após inverta, ou seja, solicite que coloquem a roda dos ventos sobre cada bairro e pergunte onde está localizado o bairro em que a escola está situada e assim para outras referências. Trabalhe com outros territórios , como, por exemplo , os municípios que formam uma religião, os estados brasileiros ou mesmo países que formam um continente ou bloco econômico.