E a grama do vizinho
"E A Grama do Vizinho..."
1. Quem acha que não é influenciado pela mídia?
R.: Na sociedade de hoje, a grande maioria pensa não ser influenciada pela mídia. Muitas vezes por questão de personalidade forte e/ou por entender do assunto, entre outros motivos. Mas o fato é que, de certa forma, todos são influenciados, seja no trabalho, no meio em que vive ou no ciclo de amizades, por que vivemos numa sociedade capitalista e todos estão expostos às influências da mídia.
2. Quem é o influenciado ou influenciável pela mídia?
R.: Não há como apontar alguém ou um grupo que sofra unicamente as influências da mídia. De um modo geral, todos são influenciados, independente de sua faixa etária, seja criança, jovem, adulto, idoso... Mas cada um de uma maneira e, a cada geração, o tipo de influência muda devido às novas modas e produtos lançados pelas agências.
3. Existe a "perfeição" tão pregada pela mídia? E por que caímos nessa armadilha?
R.: Não, essa perfeição não existe. A mídia influencia tanto que o ser humano que se vê obrigado a comer menos para não engordar, frequentar uma academia, querer um corpo escultural para chamar a atenção... E tudo para que? Para não ser excluído da sociedade, não ser um "anormal". Um corpo escultural não é perfeição e nem garantia de uma vida saudável e feliz. Podemos tentar ser perfeitos em nossas ações e como tratamos o nosso próximo. Essa sim existe! As doenças de hoje, como depressão, síndrome do pânico, são causadas pela frustração de não alcançar essa perfeição pregada pela mídia, que sempre consegue o que quer, principalmente as pessoas que não têm acesso a tanta informação e caem nessas armadilhas.
4. Existe a publicidade limpa ou branca?
R.: Sim, existe a publicidade limpa. Hoje se encontra como minoria por não ter tanto destaque nos meios de comunicação. Possuem um importante papel em nossas vidas, que é alertar, prevenir, orientar. Exemplos: campanhas