Trabalho sobre Liga es Qu micas
GUSTAVO GREGORIO MACCARI
PÂMELA MARCON
STEFANY ZIMMERMANN
LIGAÇÕES QUÍMICAS
Tubarão
2015
GABRIELA ROMAGNA
GUSTAVO GREGORIO MACCARI
PÂMELA MARCON
STEFANY ZIMMERMANN
LIGAÇÕES QUÍMICAS
Tubarão
2015
1 Ligações químicas
Até certa época, acreditava-se que o átomo era a menor unidade em que a matéria podia ser subdividida. Entretanto, posteriormente, tornou-se conhecido que o átomo é composto de unidades ainda menores. Atualmente, é possível subdividir o átomo e explorar a sua estrutura interna.
O átomo é composto por um núcleo circundado por elétrons. O núcleo é composto por prótons e nêutrons.
Os elétrons são partículas carregadas negativamente, sua carga equivale 1,6x10⁻¹⁹Coulomb.
Um próton possui carga que é numericamente igual a do elétron, só que de sinal oposto.
O átomo de Hidrogênio (H), por exemplo, o mais simples de todos, é composto de um próton e de um elétron e é eletricamente neutro. O fato de nêutron ser eletricamente neutro sugere que o mesmo pode ser considerado como uma combinação mais íntima de um próton e um elétron.
Um átomo de um certo elemento pode ser considerado como sendo uma combinação de prótons e nêutrons em um núcleo circundado por elétrons, a massa total de um átomo é aproximadamente proporcional ao número de próton e nêutrons no núcleo. Essa massa de um elemento é denominada massa atômica, sendo expressa em gramas por átomo-grama. Um átomo-grama sempre contém 6,02x10²³ átomos (Número de Avogadro). Então, Massa do átomo=massa atômica, expresso em g - g/átomo-grama 6,02x10²³ átomo átomo/átomo-grama
Surpreendentemente, com exceção da densidade e do calor específico, o fator massa atômica exerce uma influência relativamente pequena sobre as propriedades dos materiais. O número de elétrons que circundam o núcleo de um átomo neutro é mais significativo.