quem é o pedagogo?
'Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo'. (Paulo Freire)
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais. Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores. Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem" Kwantzu, China, século III a.C.
A frase acima do pensador chinês kwantzu é bem apropriada quando relacionada à importância do profissional pedagogo.
Não é a toa que a educação é vista como a solução para os problemas sociais em várias partes do mundo.
No Brasil não é diferente, vivemos em um país em que os níveis de desigualdades são gritantes e absurdas. A falta de investimentos dos governos na educação reflete os problemas sociais que existem hoje. As verbas muitas vezes não são aplicadas de maneira correta. Infelizmente a corrupção ainda reina em nosso país, o que ajuda a aumentar os índices de desemprego e violência.
Diante dessa situação lamentável, o profissional da pedagogia precisa se sobressair e acreditar que seu trabalho pode mudar o mundo.
Conhecida como a ciência do ensino, a pedagogia tem como principal objetivo melhorar o processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
Pedagogia é o ato de educar. É se doar inteira para pessoas que você nem conhece, depende desses profissionais formar crianças que sejam pessoas do bem e cidadãos corretos, humildes e educados. Ser pedagogo não é simplesmente dar aula, é a partir destas aulas oferecer oportunidades dos alunos crescerem pessoas honestas.
O processo de ensino-aprendizagem é vivenciado não somente dentro da escola, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se caracteriza como a sociedade do conhecimento, porque a educação formal e a não formal caminham paralelamente e torna a educação o principal