Quem é esse Filho do Homem
Exórdio: você já se deparou com essa pergunta: “quem é você”? Quais foram os critérios ou as adjetivações que você usou para chegar a uma definição. É mais fácil falarmos da vida do outro ou da nossa própria? O que as pessoas dizem que você é corresponde exatamente com aquilo que você é?
Quando buscamos entender quem é alguém, partimos para uma definição da identidade desse alguém. A pergunta primeira que Jesus faz aos seus discípulos é: "Quem as pessoas dizem que o Filho do homem é? “Jesus quer ouvir o que as pessoas pensam a seu respeito, quem as pessoas dizem que ele é.
As respostas eram variadas, uns dizia ser ele um profeta importante do passado, por exemplo: um profeta muito duro, Elias - que representa a escola de profetas do passado, ou mesmo Jeremias, um profeta indignado com o pecado do seu povo contra Deus. Outros diziam ser ele o João Batista, um profeta “linha dura” dos tempos neotestamentário.
As respostas eram não a partir da identidade propriamente de Jesus, mas, da compreensão deles acerca de Jesus. Era a partir dos benefícios que cada um recebia de Jesus e das aspirações acerca dele, isto é, por meio de associações que se faziam a respeito do homem de Nazaré, é que ele chegaram a essas comparações acerca de quem é Jesus.
Hoje se perguntarmos quem é Jesus: muitos o terão como um bom homem, como um personagem histórico, como um santo? Para outros como o iniciante de uma nova religião global. Para o Islã Jesus foi um profeta, para o judaísmo radical, um desertor, para s espiritismo, o primeiro homem a atingir o estado final de encarnação, para um agnóstico, um homem exemplar, para um marxista, um revolucionário, talvez. Para muitos evangélicos Jesus é um milagreiro, o salvador e solucionador das causas impossíveis. Jesus não se reduz simplesmente as nossas categorizações humanas. Você sabe quem é Jesus? Deseja conhecê-lo mais?
O interessante é que Jesus não falou nada a respeito daquilo que diziam a Seu