Auxiliar saude bucal
Trabalho
De
Auxiliar de saúde bucal
Aluna: Rosangela vieira
Profº: Carla Vicente
Cimentos de proteção e fixação
Os cimentos são geralmente materiais duros, que são formados misturando um óxido em pó com um líquido. Podem ser utilizados para reter restaurações como coroas de ouro em dentes preparados, preenchimentos provisórios, para proporcionar isolamento térmico e suporte mecânico aos dentes restauradores com outros matérias, como amálgama ou ouro. Os cimentos classificados como forradores proporcionam proteção à polpa contra irritantes e servem como agentes de capeamento pulpar.
Cimento de fosfato de zinco
O cimento de fosfato de zinco é usado principalmente para cimentação final, na qual é necessária alta resistência. O cimento é formado misturando se um oxido em pó com um liquido ácido.
Composição e reação
O pó do cimento de fosfato de zinco é principalmente óxido de magnésio e pigmentos. O liquido é uma solução de acido fosfórico em água tamponada por íons de alumínio e zinco. Para ajudar a retardar a reação de presa durante a mistura. A superfície do pó alcalino é dissolvida pelo liquido acido, causando liberação de calor. O cimento é muito poroso.
Manipulação
As embalagens do pó e do liquido são levemente agitadas, antes dos conteúdos serem retirados. O pó do cimento é normalmente retirado com uma medida fornecida pelo fabricante. O pó é dividido, em um canto da placa de vidro, em 4 a 6 porções. A quantidade de liquido, dada em gotas nas instruções é colocada em um área da placa afastada do pó. O pó é adicionado ao liquido em porções com 15 segundos de intervalos, com um tempo total de mistura de 60 a 90 segundos. O cimento é misturado sobre uma área grande de placa.
Cimento de silico-fosfato
O cimento de silico-fosfato é usado principalmente para cimentação final de coroas de jaqueta de porcelana devido a sua translucidez e