Quem tem medo da História
Esse processo de transformação mútua proporciona ao homem a transformação de velhas necessidades: “O homem cria novas necessidades que passam a ser tão fundamentais quanto as chamadas básicas á sua sobrevivência.” (Pág. 12). O homem, além de instrumentos e mecanismos, também desenvolve idéias que refletem e são produto do meio o qual está inserido e das relações sócias, pois depende dessas relações para produzir sua existência.
“Na base de todas as relações humanas, determinado e condicionado a vida está o trabalho, uma atividade humana intencional que envolve formas de organização, objetivando a produção dos bens necessários a vida”. (Pág.13) O trabalho compõe a base econômica de uma dada sociedade e está condicionado pelo nível técnico e pelos meios existentes para que ele seja desenvolvido. A maneira com que se estrutura determina as formas políticas, jurídicas e o conjunto de idéias que existem em cada sociedade, ou seja, cada organização social parte das relações de trabalho.
A maneira que o homem transforma suas necessidades de sobrevivência e as satisfaz, sua produção gera um movimento continuo de interferências e inter-relações de idéias e condições materiais, a base econômica será o determinante fundamental. Em qualquer sociedade onde existam relações que envolvam