QUEM QUER SER UM MILION RIO
RELATÓRIO
O filme “Quem quer ser um milionário?” nos mostra a realidade enfrentada pelos indianos. Em um primeiro momento, vemos à Índia como um país pouco desenvolvido. O protagonista da história, Jamal, enfrenta diversas dificuldades na infância, vivendo em condições precárias.
Aos dezoito anos, Jamal torna se um atendente de telemarketing, demonstrando a influência de empresas multinacionais no local. As favelas da Índia dão lugar a imensos prédios comerciais, empresas estrangeiras se alastram pelo país e o inglês é cada vez mais falado pela população indiana – os personagens em sua infância falam o dialeto local, mas, à medida que o tempo passa, eles e as pessoas a sua volta começam a se comunicar quase que inteiramente em inglês. Quando Jamal participa de um programa de televisão - prestes a receber 20 milhões de rupias - bem nos moldes norte americano, podemos concluir que o país mostrado na sua infância desenvolveu – se, mesmo que pouco se compararmos com os países considerados ricos.
Além da transformação vista no país, a realidade das mulheres também é representada. A amiga de infância de Jamal é obrigada a viver com criminosos, recebendo um tratamento severo. Podemos ver como as mulheres ainda são oprimidas nesse país, vivendo em busca da igualdade ainda não alcançada. Também vemos a Índia como um lugar violento, ao mostrarem Salim - irmão de Jamal - trabalhando para criminosos.
O filme apresenta um retrato sincero e ousado, tanto da Índia pobre, das favelas violentas, quanto da Índia rica, dos grandes prédios e produções cinematográficas.