Quem Quer Ser Um Milion Rio 1 Correla O
PSICOLOGIA
Carla Carvalho Costa Freire
Daiana Maciel
PROCESSOS BÁSICOS I
ITABUNA
2011.1
Carla Carvalho Costa Freire
Daiana Maciel
RELAÇÃO DO FILME QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO COM OS PROCESSOS DE ATENÇÃO, SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO.
Trabalho apresentado a Professora Lorena da Disciplina Processos Básicos I como requisito da I Unidade.
ITABUNA
2011.1
RELAÇÃO DOS ASSUNTOS DADOS EM PROCESSOS BÁSICOS I COM O FILME “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO”
O filme “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?” conta a história de Jamal, seu irmão Salim e de Latika. Acontece na Índia, na cidade de Mumbai, onde a miséria predomina.
Por motivos religiosos, Jamal e Salim perdem sua mãe, e começam a viver aventuras aterrorizantes, que se tornam diárias em suas vidas. Encontram outra criança, a Latika e os três desenvolvem um sentimento profundo de amizade e cumplicidade.
Considerando que “em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, ou seja, as sensações, a partir de histórico de vivências passadas”, pode-se afirmar que toda ação de Jamal Malik, personagem principal, durante o filme se baseia nas lembranças de sua vida e traz à memória situação vividas que servem como um aguilhão nas suas respostas durante o jogo. Essas diversas situações produziram sensações e percepções que ficaram registradas em sua memória de forma marcante.
Ambos tomaram caminhos opostos diante da vida. Jamal buscou trabalho, numa empresa de telemarketing onde servia chás. Ele conseguiu se superar em meio a diversas situações difíceis em que havia passado, mas Salim buscou a vida de poder e crime. Aqui, pode-se presumir uma discussão entre o livre arbítrio e o destino. Jamal busca seu destino, sua amada Latika. Salim escolhe o poder e o dinheiro que a vida criminosa pode lhe oferecer. Latika pelas circunstâncias estava separada de Jamal e não vivia feliz.