Quem Pensa Enriqueçe
A história que influenciou Napoleon Hill começa na Europa do século XVII, num tempo em que as pessoas só conseguiam fortunas quando tinham sangue azul ou tivesse algum título de nobreza, mas os homens que vieram para a América do Norte naquele tempo queriam criar um lugar diferente, onde pessoas pudessem ter a oportunidade de crescer financeiramente. Essa tese se baseia em dois pilares liberdade e oportunidade, isto é, para vencer basta derrotar dois inimigos si mesmo e os desafios que aparecerem pelo caminho. Foi a história que Andrew Carnegie, um milionário do aço, contou ao jovem repórter Napoleon Hill e lhe deu um desafio.
Para escrever este livro, Hill acompanhou a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo, de pessoas como Henry Ford, Theodor Roosevelt e Thomas Edison. Quem Pensa Enriquece comprova 15 características do pensamento, que precisam ser desenvolvidas para alcançar a riqueza, de forma a apresentar experiências pessoais e histórias vividas por aqueles que Napoleon Hill conviveu.
De primeiro momento a obra parece ser mais um livro de auto-ajuda. No início ronda um suspense em torno da pergunta ‘Qual é o segredo dos milionários? Durante a obra são feitas narrativas de historias vividas ou presenciadas por Napoleon Hill. Quem Pensa Enriquece tem o roteiro seguido à risca, determinado pelos 15 capítulos. O autor discorre sobre aspectos mentais e psicológicos, que da mesma maneira são os títulos dos capítulos, como Desejo, Fé, Auto-Sugestão, Imaginação, e Planejamento.
Em livros de educação financeira esta obra é citada como referência, mas Quem Pensa Enriquece é um