Quem Mexeu no Meu Queijo
O vídeo nos deixa muitas lições, consequentemente deixarei aqui as três que julguei as mais importantes.
“Esteja preparado para mudar rapidamente. Eles continuam mexendo no queijo”
Isso é notado durante o filme no comportamento dos ratos, onde eles jamais se desfaziam dos sapatos de correr, estavam, de certa forma, sempre prontos para a “mudança”. Já os duendes se acomodaram e acreditaram nunca mais precisar mudar, com isso deixaram até mesmo de usar seus sapatos de correr. Assim como no mundo de hoje, as coisas estão em constantes mudanças, devemos estar sempre preparados porque não sabemos como será o amanhã, contudo estarmos preparados significa que “sabemos que estão mexendo no nosso queijo” e que por isso logo o quanto antes devemos realizar alguma ação.
“Quando mudamos aquilo em que acreditamos, mudamos o que fazemos”
Isso pode ser percebido através das atitudes de Haw, que estava acreditando junto com Hem que um dia talvez o queijo voltaria a aparecer, por isso eles continuavam indo e voltando todos os dias esperando um “milagre”. Contudo, Haw deixou de acreditar nessa possibilidade e começou a acreditar que deveria existir queijo novo em outro lugar do labirinto. Sendo assim venceu o medo, e passou a buscar o queijo novo. Como no dia a dia, devemos sempre estar dispostos a modificar nossas opiniões e crenças, já que embora algumas podem ser concretizadas, uma hora é necessário muda-las ou fazer algo diferente e não somente esperar, ou ficar acomodados.
“Adapte-se rapidamente a mudança. Quanto mais depressa você se desfizer do queijo velho, mais cedo vai se deliciar com o queijo novo”
Esta foi a atitude dos ratinhos, não perderam tempo com o queijo velho que havia acabado, foram logo procurar o queijo novo. Demorou para os ratinhos encontrarem mais eles encontraram um novo queijo e se esbanjaram de comer. Enquanto isso Hem e Haw ainda estavam esperando pelo queijo antigo, até que Haw se propôs a