Sociedade E Institui Oes
As instituições, por sua vez, são composições lógicas, um conjunto de leis e princípios que prescrevem ou proscrevem comportamentos e valores, ou seja, dizem o que deve ser, o que não deve e o que é indiferente. As instituições são entidades abstratas.As organizações são a materialização das instituições sob a forma de um organismo, uma entidade, assumindo uma configuração mais complexa ou mais simples.
“São grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que põem em efetividade, que concretizam as opções que as instituições distribuem, que as instituições enunciam. Isto é, as instituições não teriam vida, não teriam realidade social se não fosse através das organizações. Mas as organizações não teriam sentido, não teriam objetivos, não teriam direção se não estivessem informadas como estão, pelas instituições” (BAREMBLITT: 1996, p.30).
Os estabelecimentos, por sua vez, são as estruturas propriamente físicas que conjuntamente integram a organização. São as escolas, conventos, quartéis etc.
Os equipamentos são os dispositivos técnicos cujo objetivo é facilitar a consecução dos objetivos específicos ou genéricos propostos pela instituição, organização e estabelecimento. Os equipamentos podem ter realidade material que se restringe a um estabelecimento ou o suplanta.
Todo esse aparato descrito acima só pode ter dinamismo através dos agentes e suas práticas.
Segundo Baremblitt (1996) esses conceitos não podem ser confundidos pois é através deles que os institucionalistas conseguem compartilhar uma nomenclatura que permite sua comunicação.
Uma das maiores evidências da vitalidade de uma instituição é sua capacidade de manter um movimento de transformação. Essas forças transformadoras das instituições oucapazes de