Quem mexeu no meu queijo?
Disciplina: Metodologia em estudos organizacionais.
Aluna: Diana Magnus da Silva.
Motivação como fator de realização.
Ao assistir os vídeos propostos em aula, me questionei a respeito de motivação. O que leva as pessoas a terem motivação? Quais os obstáculos que devem ultrapassar para que alcance um objetivo, o qual traga satisfação em alguma área da vida? Com exemplos simples, mas de grande valia, ao acompanhar os duendes e os ratos em sua busca pelo queijo, juntamente com a emocionante história de Tony meléndez, podemos perceber que vencer é possível, e que realmente é importante ir atrás de seus sonhos.
A busca pelo queijo no vídeo “quem mexeu no meu queijo?” representa a meta que deseja-se obter, como ter dinheiro, um bom emprego, uma família estruturada, entre outras coisas de acordo com o que o individuo julga importante. O labirinto é onde essa busca incessante acontece, simbolizando os desafios que pode-se encontrar para chegar até o final do percurso. Ambos os personagens do vídeo tentam alcançar seu objetivo, o queijo, com talentos diferenciados, adquiridos ao longo da jornada. Os ratos utilizavam o faro para localizá-lo e a estratégia de N tentativas, mas em muitas vezes, apenas isso não era relevante. Já os duendes utilizavam a capacidade do cérebro de se guiar por crenças e emoções adquiridas. Quando enfim encontraram o queijo, tiveram atitudes distintas. Enquanto os ratos se deliciavam e aproveitavam o máximo que podiam a fartura, os duendes estavam despreocupados, pois achavam que o queijo era duradouro. O que eles não imaginaram é que era finito e logo que o queijo acabou, tiveram que pensar em outras possibilidades.
Os ratos logo partiram para explorar o labirinto sem hesitar. Um dos doendes também não se conformou em não ter mais queijo, depois de desfrutar dos benefícios que trazia, e ao contrário de seu parceiro, partiu em busca do novo.
Ambos traçaram rotas e meios de se localizarem