quem mexeu no meu queijo
Disciplina: Português Aplicado
Professora: Olga Neri de Campos
Aluno: Gledson Roni do Quadro
Evolução dos Recursos Humanos: É Uma Situação Real
Evolução dos Recursos Humanos: É Uma Situação Atual Produzido por Sandra Stöckli de Vasconcelos. Intuição INPG Campinas. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré 6° ed., 2012 mostra a evolução da área dos Recursos Humanos.
Ao falarmos em Recursos Humanos estamos falando em gestão de pessoas, mas para que as coisas fiquem bem claras, se torna necessário voltarmos no tempo para que possamos ter conhecimento de onde surgiu e para que surgiu, em um contexto geral, a escola de RH.
Se formos vasculhar no passado veremos que é bem recente em termos gerais o surgimento da “Escola de Relações Humanas” foi pela coragem de alguns teóricos e estudiosos que por volta de1927 resolveram colocar no papel um processo de maior humanização, dando mais valor ao ser humano ao invés de este ser visto como mais uma peça de máquina.
Como visto a área de RH surge para valorizar as pessoas de um modo geral junto às organizações, atuando de forma a dar suporte aos gestores na seleção de pessoas bem como na garantia de valores ao trabalhador.
De lá pra cá sofreu algumas mudanças e foi interpretada de diferentes modos. “Mascarenhas 2008” trata RH em um contexto mais contemporâneo vendo como sendo de gestão de pessoas em um plano sistêmico ou como potencial competitivo. Quase nesse mesmo tempo temos outros autores que já interpretam RH como sendo “Gestão do Fator Humano” voltado a um interesse comum, numa visão voltada a stakerolders.
Aos poucos sua teoria vai sendo reescrita, sofrendo diferentes interpretações, aquilo que no princípio veio para proteger agora passa a gerenciar conhecimentos, planejar e agir como agente de mudanças. Oliveira, Muritiba e Albuquerque (2001) levantam uma nova concepção de gestão, onde a administração de recursos humanos cede lugar para a gestão de pessoas. As pessoas deixam de serem