Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercicio
Resumo do livro: Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício
Capítulo 4 Ativação, Estresse e Ansiedade
Ativação: é uma mistura de atividades fisiológicas e psicológica em uma pessoa e refere-se às dimensões de intensidade de motivação em um determinado momento. A intensidade da ativação ocorre ao longo de um continuum, variando de apatia à completa ativação. Indivíduos altamente ativados são mental e fisicamente excitáveis; eles tem batimentos cardíacos, respiração e sudorese aumentados. A ativação não está automaticamente associada a eventos agradáveis ou desagradáveis.
Ansiedade
É um estado emocional negativo caracterizado pelo nervosismo, preocupação e apreensão e associado com ativação ou agitação do corpo. Portanto, a ansiedade tem componente de pensamento (p. ex., preocupação e apreensão) chamado de ansiedade cognitiva. Ela tem também um componente de ansiedade somática, que é o grau de ativação física percebida. Além da diferenciação entre ansiedades cognitiva e somática, outra diferença importante a fazer é entre ansiedade-estado e ansiedade-traço.
Ansiedade- estado
Refere-se ao componente de humor em constante variação. Ele é definido mais formalmente como um estado emocional “caracterizado por sentimentos subjetivos de apreensão e tensão, conscientemente percebidos, acompanhados ou associados à ativação ou à estimulação do sistema nervoso autônomo”.
Ansiedade-estado cognitiva diz respeito ao grau em que a pessoa se preocupa ou tem pensamentos negativos, enquanto a ansiedade-estado somática refere-se às mudanças de momento a momento na ativação fisiológica percebida. O estado de ansiedade somática não é necessariamente uma mudança na ativação física da pessoa, mas sua percepção dessa mudança.
Ansiedade-traço
Faz parte da personalidade – uma tendência ou disposição comportamental adquirida que influencia o comportamento. Em particular a ansiedade-traço