Fobia social
Trata-se de um campo emergente na psicologia. O campo de atuação divide-se em psicologia clínica e psicologia educacional aplicada ao esporte.
De acordo com Feltz(1992), esta especialidade é considerada como uma subdisciplida da psicologia, enquanto outros defendem que a psicologia do esporte trata-se de uma subdivisão das ciências do esporte (Gill,1986). Singer (1933) afirma que a psicologia do esporte integra a investigação, a educação, a consultoria clínica e as atividades praticas programadas associadas à compreensão, a explicação e a influência do comportamento de indivíduos e de grupos que estejam envolvidos em esportes altamente competitivos, esporte recreativo, exercício físico dentre outras atividades.
Segundo Weinberg e Gould(2001, p.28) a psicologia do esporte trata-se de um estudo científico de pessoas e seus comportamentos em atividades e físicas também esportivas e a aplicação subseqüente deste conhecimento.
No campo de trabalho, refere-se aos profissionais que iram atuar junto a atletas ou até mesmo praticantes de exercícios físicos. É de fundamental importância do profissional desta área atuar sobre a motivação de atletas visando melhorar o desempenho e aconselhá-los, trabalhar junto à reabilitação em caso de lesões e promover o exercício físico para uma melhor qualidade de vida.
A psicologia do esporte alia-se a psicologia, ao esporte e as ciências do esporte.
O profissional do esporte pode atuar como professor, pesquisador e consultor.
Griffith é considerado o precursor da psicologia aplicada ao esporte nos EUA apontando como funções do psicólogo esportivo ensinar a técnicos inexperientes princípios psicológicos utilizados por técnicos de sucesso e adaptar ao contexto esportivo utilizando o método científico e experimental em laboratório para descobrir novos fatos e princípios para ajudar o atleta na pratica(Gould & Pick, 1995).
Referecias:
-Feltz, D. (1992). The nature of Sport psychology. In T. Horn (Ed.)