Quem mexeu no meu queijo
Resumo
O livro conta a história de quatro personagens que se comportam diferentes um dos outros, mas todos com o mesmo objetivo “Achar seu queijo”. Dois deles são homenzinhos, do tamanho de ratos, que se chamam Haws e Hems, os quais possuem mentes mais complexas, justamente por serem humanos, e reagem de diferentes formas a diferentes situações um do outro. O os outros dois personagens são dois ratinhos, Sniff e Scurry, que não têm mentes tão complexas quanto a dos homenzinhos, mas mesmo assim ambos e comportam de forma diferente.
Os duendes criam um vínculo social em torno do queijo. Enquanto a arrogância toma conta e os deixam cegos para as mudanças ao seu redor, os ratos permanecem atentos a tudo que acontece. Enquanto os duendes se perguntam o porquê seus queijos não estão mais no mesmo lugar e ficam reclamando da injustiça, os ratos simplesmente mudam de local e buscam novos queijos, novos lugares e novos desafios.
Eles não se limitam, buscam suas idéias e lutam por isso. Haw percebe que ficar se lamentando não resolve, então decide enfrentar seus medos. Em cada lugar que
Haw passa, ele escreve frases de estímulo para Hem, caso um dia decida sair da masmorra da acomodação e lutar contra seu medo.
Comentário
O livro é uma parábola que trata de falar da vida e seus objetivos. A vida é comparada com os ratos e os objetivos são os queijos. O objetivo, em nosso dia a dia é visto como dinheiro, sucesso, felicidade, saúde, relacionamento, enfim.
O labirinto, onde os personagens estão, simboliza o local para atingir seus ideais.
Eles podem ser o local do emprego, a escola/faculdade, sua residência em relação a família ou até mesmo o seu interior .
É uma boa leitura para as pessoas que têm dificuldades em entender e aceitar as mudanças trazendo lições a cada atitude. Fala sobre as atitudes humanas diante dos problemas, mostrando como muitos são supérfluos em não aceitar as mudanças, que podem ser oportunidades