Quem mexeu no meu queijo
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
___________________________________________
___________________________________________
CORRELAÇÃO DO FILME”QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO” COM OS TEMAS: PERSONALIDADE E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E MOTIVAÇÃO
SERRA TALHADA-PE
2013.2
O filme “Quem mexeu no meu queijo” retrata a história de dois ratos (Sniff e Scurry) e dois duendes (Hem e Haw) que buscam Queijo dentro de um labirinto”. O autor do filme procura apresentar de maneira metafórica como as pessoas lidam com as mudanças, como estas reagem a tais mudanças e como se sentem motivadas para realiza-las.
O autor utiliza-se de quatro personagens: Os ratos Sniff e Scurry, e os duendes Hem e Haw para retratar as diversas personalidades do ser humano. O mesmo busca ressaltar algumas personalidades simples e outras mais complexas. Em alguns momentos o homem pode agir como Sniff, aquele que percebe rápido as mudanças. Ou então, como Scurry, que sai em atividade, é mais proativo. Ou Hem, um dos duendes, que não aceita as mudanças, resistindo a elas. Ele acredita que algo pior pode acontecer. E finalmente Haw, o outro duende: o qual se adapta em tempo a nova realidade e acredita que as mudanças podem levar a algo melhor.
E porque isso acontece? Porque as pessoas não reagem da mesma maneira? A resposta seria: porque elas possuem personalidades distintas. É possível ter a certeza de que, assim como não existem duas pessoas rigorosamente iguais fisicamente, psicologicamente também não será possível encontrar pessoas com personalidades absolutamente idênticas.
As pessoas apresentam características individuais diferentes e, portanto tais características conduzem a ações diferentes. Então se pode dizer que as pessoas reagem a tal situação de acordo com sua personalidade.
A forma como os personagens do filme se comportam retrata o modo