Quem foi Frederick Taylor
Nascido em Germantown, na Filadélfia em 20 de março de 1856 em uma família de classe alta, é considerado o pai da administração científica. Foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, assimilou a disciplina e o respeito à hierarquia. Estudou na Philips Exeter Academy, onde se preparou para o exame vestibular, pois o desejo de seus pais era que ele se formasse em leis na universidade de Harvard. Taylor sempre foi um adolescente compulsivo e estava sempre contando e medindo coisas, para elaborar uma maneira melhor de se fazer algo.
Taylor começa a trabalhar como aprendiz em uma indústria, a Enterprise Hydraulic Works onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas. Taylor começou como operário, mas logo passou para escriturário, maquinista, contra-mestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe.
Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. No ano seguinte, em 3 de maio de 1884, Taylor se casa com Louise M. Spooner.
Somente em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. Em “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações, sendo por isso considerado o pai da Administração Científica.
Em 1915 Taylor contrai uma pneumonia e morre no dia 21 de março.
Principais contribuição de Taylor :
Este aspecto consistia em determinar o tempo médio padrão para o desenvolvimento das tarefas da área produtiva. O principal motivo do estudo dos tempos e movimentos é a reestruturação da tarefa e movimentos mais simples e mais