Queixa Crime
Enrico, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da Cédula de Identidade sob o nº __________/UF, inscrito no CPF/MF nº ________, residente e domiciliado à Rua _________, nº, bairro _______, de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro, por seu procurador que esta subscreve, conforme procuração com poderes especiais em anexo, em conformidade com o artigo 44 do Código de Processo Penal, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 30 e 41 do CPP, e 100, § 2º, do CP, oferecer:
QUEIXA CRIME
Em face de Helena, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora da Cédula de Identidade sob o nº __________/UF, inscrita no CPF/MF nº _________, residente e domiciliada à Rua ________, nº, bairro ________, de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro, pelos fatos motivos de fatos e de direito a seguir descritos:
I – Dos Fatos
No dia 19/04/2014 o Autor planejou uma reunião com os parentes e amigos em uma churrascaria famosa da cidade para comemorar o seu aniversário.
Depois ter organizado, Enrico resolveu encaminhar os convites do aniversário pela rede social, publicando em seu perfil pessoal para todos os seus contatos.
A sua ex-namorada e vizinha, Helena, possui também um perfil na mesma rede social e está adicionada nos contatos do Autor.
Helena ficou sabendo da comemoração do aniversário do Enrico e com isso postou um comentário na publicação de Enrico, com a exclusiva intenção de ofender e denegrir a reputação dele perante seus colegas de trabalho e familiares.
Porém no momento em que Enrico leu a mensagem de Helena em seu perfil ele estava com três amigos, a Carlos, Miguel e Ramirez.
II – Do Direito
Diante dos fatos narrados não há dúvida que a Helena praticou os crimes de difamação (CP, art. 139) e injúria (CP, artigo 140), em concurso formal (CP, art. 70).
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe