queimaduras
Definição:
1. Podem ser definidas como injúrias causadas quando o corpo recebe mais energia do que pode absorver; são lesões produzidas nos tecidos de revestimento do organismo, podendo ter origem térmica, química, elétrica e radioativa. As queimaduras podem lesar pele, músculos, vasos sanguíneos, nervos e ossos. E têm o potencial de desfigurar, causar incapacitações temporárias ou permanentes e até mesmo a morte.
Fisiopatologia:
1. Alterações cardiopulmonares (devido a perda de volume plasmático);
2. Disfunção renal (devido a queda na taxa de filtração glomerular;
3. Choque hipovolêmico e trauma tecidual (causado pela interação da hipovolemia e mediadores inflamatórios).
Tipos de queimaduras:
Queimaduras térmicas:
1. Podem ser causadas por exposição ao calor (fogo, vapores, líquidos, quentes ou objetos quentes) ou por exposição ao frio (gelo, objetos congelados).
2. Quanto ao grau de queimadura, a classificação se baseia na lesão, ou seja, do comprometimento a partir da superfície do corpo.
Queimaduras elétricas:
1. São conseqüência do contato com a eletricidade. Na verdade os danos na pele são causados pela produção de calor que ocorre à medida que a corrente elétrica atravessa o tecido. São difíceis de avaliar, e até mesmo as lesões que parecem ser superficiais podem causar danos profundos a músculos e nervos. A eletricidade ao atravessar o corpo pode causar parada respiratória ou cardiorespiratória, danos ao SNC (cefaléia, perda de consciência, convulsões, etc.) e lesões em órgãos internos.
Queimaduras Químicas:
1. São causadas pelo contato com substâncias tóxicas, normalmente ácidos ou bases fortes, ou seus vapores. Há necessidade de cuidados especiais com os olhos e vias respiratórias.
2. O atendimento de primeiros socorros assemelha-se ao das queimaduras térmicas, sendo que para parar o processo de queimadura, o produto deve ser removido da pele da vítima com água corrente abundante pelo menos por 10 minutos. A roupa da vítima