Cubismo
A proposta...
- Aproximar ao máximo as várias manifestações artísticas como a pintura, a música, a literatura e a escultura.
- Liberdade de expressão do artista para compor, decompor e recompor, a realidade é a partir de seus elementos geométricos.
-Valorização da construção da arte.
- Tratar as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Na literatura...
O Cubismo nasceu com o manifesto-síntese assinado pelo francês Guillaume Apollinaire, publicado em 1913, influenciando toda a poesia cubista contemporânea. Seus versos, em linhas curvas, tornam-o precursor do concretismo.
A literatura cubista valorizava a proposta da vanguarda europeia. Daí, a preocupação dos poetas cubistas com a construção do texto. Os espaços brancos entre as palavras eram usados de tal maneira a criar imagens. Preocupavam-se, também, com a impressão tipográfica.
Apollinaire defendia a liberdade e a invenção de palavras, o resultado são palavras soltas, escritas tanto na vertical, como na horizontal, sem a continuidade tradicional. Propunha a destruição das sintaxes já condenadas pelo uso criando um texto de substantivos desprendidos, em desordem, jogados de forma anárquica no texto. Incentivava o menosprezo por verbos, adjetivo e pontuação. Pregava a utilização dos versos livres, ou seja, sem a necessidade da estrofe, da rima e da harmonia. Assim, como na pintura, as colagens passaram a ser incorporadas pelos textos poéticos.
Slides... A proposta...
Aproximação das manifestações artísticas;
Preocupação com a construção do texto;
Liberdade de expressão do artista;
Valorização da construção da arte;
Tratar as formas da natureza por meio de figuras geométricas;
Sem compromisso com a aparência real das coisas.
Na literatura...
Guillaume Apollinaire (1880-1918);
Versos livres em