hermeneutica - ciência
“A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.” (Conceito de ciência por Ander-Egg, em sua obra “Introducción a las técnicas de investigación social’’.)
• Conhecimento racional, isto é, que tem exigências de métodos e está constituído por uma série de elementos básicos, tais como sistema conceitual, hipóteses, definições; diferencia-se das sensações ou imagens que se refletem em um estado de ânimo, como o conhecimento poético, e da compreensão imediata, sem que se busque os fundamentos, como é o caso do conhecimento intuitivo.
• Conhecimento certo ou provável: já que não se pode atribuir à ciência a certeza indiscutível de todo saber que a compõe. Ao lado dos conhecimentos certos, é grande a quantidade de prováveis. Antes de tudo, toda lei indutiva é meramente provável, por mais elevada que seja sua probabilidade.
• Conhecimentos obtidos metodicamente, não se adquirem ao acaso ou na vida cotidiana, mas mediante as regras lógicas e procedimentos técnicos.
• Conhecimentos sistematizados, isto é, não se trata de conhecimentos dispersos e desconexos, mas de um saber ordenado logicamente, constituindo um sistema de ideias, chamado de teoria.
• Conhecimentos verificáveis, pelo fato de que as afirmações, que não podem ser comprovadas ou que não passam pelo exame de experiência, não fazem parte do âmbito da ciência, que necessita, para incorporá-las, de afirmações comprovadas pela observação.
• Conhecimentos relativos a objetos de uma mesma natureza, ou seja, objetos pertencentes a determinada realidade, que guardam, entre si certos caracteres de homogeneidade.
O que guia o homem em direção à ciência é a necessidade de compreender a cadeia de relações que se esconde por trás das aparências sensíveis dos objetos, fatos ou fenômenos, captadas pela percepção sensorial e analisadas de forma superficial,