Queimaduras
Introdução
Queimaduras são lesões ocasionadas pela exposição de tecidos orgânicos a diversas formas de energia, não só físicas, mas também a químicas ou biológicas. Podem variar desde pequenas lesões até lesões mais extensas e profundas capazes de desencadear alterações importantes no nosso metabolismo.
O tema foi escolhido para a promoção do conhecimento com base teórica. Apesar de tantas disposições das queimaduras e os cuidados que devemos ter com elas, será que sabemos lidar com isso?
Objetivo
Tem como objetivo a conscientização dos envolvidos em atividades com riscos eminentes e que possam ocasionar lesões na integridade física e mental dos trabalhadores.
Como ocorrem
As queimaduras podem ocorrer por temperaturas elevadas, pelo vapor, objetos aquecidos como panelas ou água quente. Através da eletricidade como o contato com a corrente elétrica, os raios, etc.
Podem ocorrer também por radiação solar, aparelhos de raios x, raios ultravioleta (queimaduras solares), produtos químicos, como ácidos, bases de álcool, gasolina e alguns animais como lagartas e água-viva.
Queimaduras de 1° Grau
Estas queimaduras não sangram, geralmente deixam a pele rosada, pois não passa da primeira camada da pele, a epiderme. Na região afetada pode ficar dolorido, ocorrer vermelhidão e melhoram em um período de 03 a 06 dias podendo descamar. Estas queimaduras são caracterizadas pelas queimaduras solares e não deixam sequelas.
Queimaduras de 2° Grau
Estas queimaduras deixam a pele úmida e ocasionam presença de bolhas. Atinge principalmente a derme que é a segunda camada da pele e na região afetada a pele fica rosada e dolorosa. A cura é espontânea, porém lenta e melhoram em um período de ate 03 semanas, não deixam cicatrizes e nem sequelas.
Queimaduras de 3° Grau
Estas queimaduras atingem todas as camadas da pele inclusive ossos, músculos, nervos e vasos sanguíneos. Causam pouca dor devido à perda de tecido, é úmida e