cruzadas
O que foram?
Elas foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs européias, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na chamada Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida.
Quais objetivos?
As Cruzadas foram expedições realizadas na Alta Idade Média com o objetivo de reconquistar a Terra Santa (Oriente Médio, onde Cristo viveu - vide Jerusalém). A Igreja na Idade Média detinha poderes sobre todos os aspectos da vida dos cidadãos, e estava decidida não só a manter mas a expandir este poder a outras regiões do globo que não a Europa. Assim, a Igreja ofereceu aos nobres uma proposta tentadora: quem fosse lutar pelo catolicismo na Terra Santa e vencesse, seria permanentemente absolvido de todos os pecados e teria entrada garantida no Paraíso.
Quantas foram?
1ª Cruzada (1095-1099)
Convocada, na França, como uma guerra santa, pelo papa Urbano II. Teve inicio efetivamente com a partida rumo à Jerusalém em 1096. Obtiveram sucesso, conquistaram a Terra Santa, o principado de Antioquia, e os condados de Trípoli e Edessa, ficando estes praticamente independentes do rei de Jerusalém.
2ª Cruzada (1147-1149)
Foi estimulada por São Bernardo, em vista da retomada, pelos islâmicos, da cidade de Edessa. O fracasso só não pode ser considerado pleno, porque Lisboa acabou sendo conquistada dos muçulmanos pelos soldados cruzados que saíram de Flandres e da Inglaterra em direção à Palestina. O resultado ali obtido foi de fundamental importância para a formação do Reino de Portugal.
3ª Cruzada (1189-1192)
Decidida pelo papa Gregório VIII, essa Cruzada foi organizada depois que o sultão Saladino retomou Jerusalém, a Cidade Santa. Teve a participação de Ricardo Coração de Leão, da Inglaterra; do imperador Frederico Barbarossa, ou Barba-Ruiva, do Sacro Império Romano Germânico; e Filipe Augusto, de França. Essa