Portugues
Com as transformações nos dias de hoje, as organizações exigem mais dos profissionais e também novas posturas, além disso, o profissional gestor tem que ter muito conhecimento, competência, liderança, competitividade e assumir desafios. O profissional que investe em seus conhecimentos é valorizado e que o qualificam a realizar.
O gestor como líder deve por sua vez procurar o seu auto desenvolvimento e do seu grupo de trabalho, trabalhando em equipe com organização, criatividade, tomar decisões coerentes para um bom desenvolvimento de seu grupo, com planejamento, boa comunicação e determinação com responsabilidade, visão estratégica e força de trabalho.
O enfermeiro atua junto ao cliente como cuidar, administrar, gerenciar e ensinar, liderando uma equipe de Enfermagem e gerenciar os recursos físicos, materiais, humanos, financeiros, políticos e de informação. Desse profissional é exigido conhecimento, habilidade e atitude adequada para desempenhar seu papel para obter resultados positivos. É exigido que ele seja competente naquilo que faz e que garanta competência da sua equipe nas tarefas destinadas.
Com a nova LDB relacionada com estudo da enfermagem deu-se a uma nova mudança nas DCNs, assim melhorando a qualidade de ensino, para que o perfil profissional tenha mais competência, habilidade e conhecimento para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os profissionais dentro de seu âmbito, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto individual quanto coletivo, analisando os problemas da sociedade e procurar solucioná-los com qualidade e ética.
O profissional deve ter uma boa comunicação com sua equipe e seus clientes e ser um bom ouvinte. Essa comunicação deve ser verbal ou não verbal e de escrita, havendo uma troca de informações entre serviços, instituições e com a população.
Considerando que os recursos materiais são instrumentos de trabalho imprescindível para o