Queimaduras
Introdução:
As queimaduras são consideradas lesões altamente agressivas, por causar alterações não só físicas como também psicológicas. O indivíduo é afetado por distúrbios físicos como alterações metabólicas, perda de volume de líquidos, risco para infecção e dor. Também afetam estressores psicológicos como separação da família, deformidades corporais, e submissão de cuidados. A queimadura caracteriza-se pela ação direta ou indireta do calor sobre o corpo humano devido o contato com chamas, líquidos aquecidos, químicos e radiação e são classificadas de acordo com a profundidade em queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau.
Classificação quanto ao agente:
Físicos:
Temperaturas: Vapor, objetos aquecidos, água quente e chama;
Eletricidade: Corrente elétrica e raio;
Radiação: Sol, aparelhos de raio-X e raios ultravioletas.
Químicos: Causadas por ácidos ou álcalis, podem ser graves e necessitam de um correto atendimento pré-hospitalar pois manejo inadequado pode agravar as lesões.
Biológicos: Lagarta-de-fogo e água-viva.
Classificação quanto a profundidade:
Queimaduras de 1º Grau: Caracteriza a lesão superficial da pele, sem formação de bolhas. Forma-se somente eritema, isto é, vermelhidão.
Queimaduras de 2º Grau: Atingem a epiderme e a derme, produzindo dor severa. A pele se apresenta avermelhada e com bolhas.
Queimaduras de 3º Grau: Neste nível, as lesões atingem todas as camadas da pele, tecido celular subcutâneo, em certos casos, os músculos profundos, podendo chegar à carbonização da área atingida.
Tratamento do paciente queimado:
1º Grau: Analgesia via oral; Hidratação local com compressas úmidas e Cremes emolientes.
2º Grau: Analgesia; Debridamento de bolhas e Confecção de curativos.
3º Grau:
Escarotomia: O aspecto duro e inelástico da pele com queimadura de terceiro grau restringe os movimentos respiratórios e pode levar a