Queimadas urbanas
Edmar Tintori 2
Edvaldo Araujo Nunes 3
Leandro Cortijo Alves 4
Verônica Viera da Silva Bender 5
RESUMO
O objetivo principal deste trabalho foi analisar os fatores que levam a população a realizarem as queimadas urbanas, os conceitos atribuídos a essa prática e os efeitos causados pela mesma. Para se chegar a essas análises foram necessários os auxílios dos seguintes referencias teóricos: Alberto Alves Gordo Neto, Edson Delattre, e Amanda de Santa. Com base nestes pretende-se analisar e entender como se dá a prática das queimadas urbanas, suas causas e efeitos sobre a sociedade e ao meio ambiente.
Palavras-chave: Queimadas urbanas. Meio Ambiente. Sociedade. 1 Introdução
Neste trabalho, procuramos delinear o conceito de queimadas urbanas e identificar os motivos alegados pela população para o uso dessa prática. Abordamos em especial as diversas conseqüências que a mesma causa à saúde humana e ao meio ambiente. Para isso, o problema desta pesquisa foi previamente definido em: Queimada urbana é sinônimo de limpeza? Para contextualizar este problema, far-se-á uma pesquisa teórica sobre a prática quantitativa das queimadas urbanas em âmbitos gerais e como isso causa/afeta diversos problemas tanto ao meio ambiente quanto à própria sociedade que neste está inserida. Tal escolha justifica-se pelo fato de a sociedade brasileira em particular julgarem a queimada urbana como um ato de limpeza, sem saber que a prática da mesma é um ato atroz à vida. Assim, este trabalho vem a contribuir maciçamente com conhecimentos e dados para o processo reflexivo e avaliativo das pessoas em relação a este assunto. [1] 2 Queimadas Urbanas
A prática de queimadas urbanas é um costume, principalmente, entre pessoas mais velhas. O que a maioria não sabe é que as queimadas, aparentemente inocentes, representam um fator importante na degradação da qualidade do ar das cidades e, ainda, contribuem para a emissão de CO2 (gás carbônico)