Queimadas - Resumo
QUEIMADAS
Introdução:
As queimadas ocorrem por razões naturais ou ser provocada pelo homem. Praticada principalmente no setor agrícola, as queimadas destroem o meio ambiente, prejudicam várias espécies de animais e são uma grande ameaça para a natureza. São utilizadas na agricultura, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos; Isso porque as cinzas deixadas pelas queimadas deixam o solo mais produtivo, mas esta situação não é constante, após a incidência do fogo o solo volta ao estado normal e fica mais suscetível a erosões e pragas, por isso, as queimadas não possuem nenhum benefício para natureza, pelo contrário, prejudicam o equilíbrio ambiental, piora a qualidade do ar, entre muitas outras coisas.
Causas e Efeitos:
Na agricultura queimar é o sistema de mais baixo custo para limpar uma área, por isso é muito utilizada. Ao queimar uma área agrícola os objetivos do agricultor são controlar as pragas, limpar áreas para plantio, renovar pastagens e facilitar na colheita da cana-de-açúcar.
Ao mesmo tempo que ajudam os agricultores, a curto prazo, elas também prejudicam a dinâmica dos ecossistemas, aumentam as erosões do solo, afetam a qualidade do ar, aumentam da liberação de dióxido de carbono (uma das principais causas do aquecimento global), aumentam do buraco na camada de ozônio, extinção de espécies.
Outros pontos que sofrem muito em consequência das queimadas são o ciclo do carbono e o ciclo hidrologia. No ciclo hidrologia ocorre a precipitação como consequência da evaporação das águas dos oceanos. Parte dessa água é captada pela vegetação e a outra é absorvida pelo solo, onde tem destino ao lençol freático, mas as queimadas deixam os solos ressecados impedindo este processo de infiltração. O ciclo do carbono, as queimadas liberam gases contendo o elemento carbono (CO2). Esses gases são bloqueadores de calor e seu acúmulo na atmosfera pode alterar o balanço de energia do planeta e aumentou a temperatura média do