QUEIMADAS
RESUMO
A referente pesquisa apresenta a temática do uso de queimadas nos processos agrícolas. O objetivo deste estudo é demostrar e correlacionar os impactos que as queimadas causam no ambiente natural, especificamente nas áreas rurais, contextualizando o uso do fogo pela agricultura familiar de subsistência como forma de preparação do solo para o plantio. A metodologia utilizada é através de revisão de literatura. Este estudo irá explanar os pontos positivos e negativos sobre o uso solo diante das queimadas nas áreas rurais, apontar os impactos ambientais gerados com as queimadas, e apresentar métodos teóricos que incentivam novas formas de manejo, garantindo a qualidade e maior de período de produtividade da terra.
Palavras-chave: Queimadas, agricultura, impactos ambientais, solo, manejo.
INTRODUÇÃO O fogo tem sido um agente modificador do ambiente desde os primórdios da formação da terra. Utilizado em algumas regiões do mundo e proibido em outras, tem dado motivo para uma grande polêmica. Na escala das propriedades rurais, as principais perdas advindas do uso do fogo acontecem quando queimadas agrícolas escapam ao controle e atingem acidentalmente áreas vizinhas, ocasionando de forma direta acidentes de grandes proporções que destroem os biomas, a fauna e a flora provocando desastres catastróficos no meio ambiente, isso sem falar no empobrecimento do solo, gerando a perda de nutrientes necessários para a utilização de uma determinada área na agricultura ou prejudicando no reflorestamento da área atingida pelo fogo.
1 – ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE O USO DE QUEIMADAS NAS ÁREAS RURAIS. Raison (1979) aborda o assunto das queimadas em pastagens que também é um método praticado. é um dos métodos de manejo cujos efeitos no solo têm sido negligenciados nas pesquisas, uma vez que as mesmas têm sido realizadas em áreas pouco representativas e sem histórico conhecido de queimadas e isso conduzem a