Queijos semiduros
Cada país ou região tem os seus próprios queijos semi-duros.
São exemplos o queijo Colby, Jarlsberg, Herrgårdsost, Tilsiter, Gouda e Edam.
São todos produzidos de forma similar mas diferem no teor de gordura, humidade, textura, maturação e sabor.
Os queijos mais famosos deste grupo são o Estepe, Gouda, Masdam e Edam
Os queijos semi-duros pouco maduros e suaves são ideais para fundir. Este queijo é habitualmente fatiado e utilizado em sanduíches.
Queijos mais maduros, com um sabor mais forte, são mais populares como aperitivos.
Este tipo de queijo exige vinhos com pouca maturação
Queijo Estepe:
Originário das estepes russas, o queijo Estepe é fabricado a partir do leite de vaca. Apresenta uma textura semi-dura e massa semi-cozida, de cor amarelo-palha, com sabor frutado ligeiramente doce. Geralmente é consumido puro ou em molhos 4 queijos. Por ter uma textura fatiável, serve para compor sanduíches e aperitivos.
Queijo Gouda:
O Gouda é um queijo de massa firme e prensada, textura lisa, com pequenas olhaduras regulares, sabor tendendo ao avelã, quando maturado
No Brasil é um queijo produzido de forma similar ao queijo Prato, mas com características típicas como uma massa mais untuosa, sabor suave ligeiramente adocicado, textura macia e casca fina, apresentando olhaduras ou não.
Queijo Masdam:
O Queijo "MAASDAM" é caracterizado pela presença de grandes buracos, ideal para sanduíches e aperitivos, bem como na culinária, podendo ser usado no preparo de "fondue", gratinado e outros. A receita original foi desenvolvida na cidade de "MAASDAM" HOLANDA, que batizou com o mesmo nome este queijo tão especial e