Pi - construções sustentáveis
Conceito de Construção Sustentável
A construção civil é uma das atividades que mais impacta no meio ambiente, seja pela produção, extração e/ou transporte das matérias-primas, a energia gasta e os resíduos que se perdem no processo, são altamente desproporcionais com o consumo real dos materiais.
Estudos afirmam que 50% dos gases que provocam o efeito do aquecimento da atmosfera são produzidos e emitidos por atividades da indústria da construção civil ,superando, por exemplo, a poluição que impacta a temperatura global causada por meios de transporte.
O desperdício na construção civil colabora com o aumento dos entulhos e lixões, muitas vezes localizados em espaços onde os ecossistemas são mais frágeis.
Uma construção sustentável deve atender a um planejamento rigoroso sobre o manejo do que entra e sai em sua obra e, principalmente, no controle da execução de todas as etapas.
As primeiras citações sobre o conceito de construções sustentáveis foram feitas na década de 70, quando agravou-se a crise do petróleo no mundo. O primeiro grande evento internacional que abordou especificamente o tema aconteceu em 1997, na cidade de Helsink, na Finlândia. Os temas na área ambiental e o conceito de construção sustentável vêem amadurecendo e conquistando espaço como uma alternativa viável e segura de enfrentar os problemas ambientais, utilizando os recursos naturais e buscando garantir qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
Uma obra sustentável deve levar em conta o processo na qual o projeto é concebido, basear-se no desenvolvimento de modelos que permitam a construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, utilizando a moderna tecnologia, criando edificações que atendam as necessidades de seus usuários.
1. Ramo de Atividade: Construção Civil
2. Setor Secundário – O setor escolhido está relacionado a transformação das matérias primas em produtos industrializados.
Produto