Queda Livre
Unidade 1: Movimentos na terra e no espaço
Atividade Prático-Laboratorial 1.1 Física –Queda Livre
Introdução:
A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interacção gravítica ( ). O vetor tem sentido de cima para baixo, direcção vertical e a sua intensidade depende da latitude, altitude e do planeta, à superfície da Terra o seu valor médio é de 9,8 m/s2 . O corpo apresenta um movimento uniformemente variado, uma vez que a existência de uma força constante, como a gravítica, a atuar no corpo provoca uma aceleração também constante. A aceleração deste movimento é igual ao da aceleração gravítica (g= 9,8 m/s2). Desprezando a resistência do ar, todos os corpos soltos num mesmo local caem com uma mesma aceleração, quaisquer que sejam suas massas. Essa aceleração é denominada aceleração gravítica, sendo que a única força que actua sobre o corpo é a força gravítica. Os corpos apenas sujeitos à força gravítica dizem-se em queda livre, independentemente do facto de estarem a cair ou a subir.
PROCESSO 1: Sistema de estudo da queda livre com recurso a uma célula fotoeléctrica ligada a um SMART TIMER
Material: - Smart Timer Pasco ME-8930,régua de barras consecutivas de 5 cm, fios de ligação, célula fotoelétrica (Photogate), pinça de madeira, plasticina.
Procedimento:
- Com o material disponível na nossa escola teremos a vantagem de usar um Smart Timer ligado a células fotoelétricas (fotodetetores). Os fotodetetores têm um feixe de luz infravermelha que viaja de um lado para o outro. Ele pode detetar a passagem do objeto sempre que o feixe é obstruído. À medida que o objeto (Régua de barras) passa pelo fotodetetor, o Smart Timer mede o tempo entre as obstruções atuais e as seguintes. A partir destes tempos, o programa do Smart Timer calculará a aceleração para o referido