Queda Livre
Estudar o movimento de um corpo em queda livre e a partir desse estudo, determinar entre outros parâmetros, o módulo da aceleração da gravidade local e estudar o movimento uniformemente acelerado sob a ação da força gravitacional. 1
Introdução
A queda livre, por ser um caso particular do movimento retilíneo uniformemente variado, apresenta mesma teoria e equações que o MRUV. Os estudos de queda livre se iniciaram com teorias de Aristóteles, e foi comprovado pelo experimento de Galileu, onde dois corpos de mesma massa, ao serem abandonados da mesma altura livre da resistência do ar, apresentam mesmo tempo de queda.
A aceleração que atua no movimento de queda livre é a aceleração da gravidade. A velocidade inicial do corpo, por ser abandonado do repouso, é zero.
Assim como velocidade final, segundos antes do corpo colidir com uma superfície sólida, será a velocidade máxima desse corpo. A variação do espaço adquirida com as equações do MRUV será a altura na qual foi abandonado o corpo. Equações:
1
1
S=So+Vo*t+2 a*t² → S-So=2 g*t²
V=Vo+a*t
→
1
H= 2g*t² , onde t = tempo de queda
→ V=g*t
V²=Vo²+2a *ΔS
→ V²=2gH
2
Materiais
● Esfera de aço;
● Eletroímã;
● Cronometro digital (função F2);
● Sensores infravermelhos;
● Haste com escala milimétrica;
●Computador com software Origin®
●Tripé de ferro com sapatas niveladas
Métodos
Para se realizar o experimento, uma estrutura deve ser montada com os equipamentos disponíveis, como mostra a fotografia que segue:
Coloca-se a esfera no eletroímã e deve-se regular a tensão para que a esfera fique presa ao mesmo;
Coloca-se o sensor a 0.1m abaixo do centro da esfera (primeira altura). O primeiro intervalo de tempo que será medido após soltar a esfera do eletroímã (para que a esfera caia deve-se desligar a corrente).
3
Ajusta-se o sensor a cada medição (0.1m abaixo da anterior), realizar o experimento 6 vezes.
Elabora-se um