Queda Livre
Ano Letivo: 2013/2014
Física e Química A
11º ano
Relatório: Queda Livre
Turma: 11ºB
Data de realização: 29-10-2013
Data de entrega: 31-10-2013
Índice
Objetivos do Trabalho ……………………………………………………………………………………... 3
Introdução ……………………………………………………………………………………………………… 4
Registo dos resultados……………………………………………………………………………………... 6
Tratamento dos resultados ……………………………………………………………………………… 9
Conclusão ………………………………………………………………………………………………………. 14
Bibliografia …………………………………………………………………………………………………….. 16
Objetivo do Trabalho
Determinar, através da atividade laboratorial, a aceleração gravítica que um corpo toma num movimento de queda livre e em que o atrito é desprezável.
Determinar se num movimento de queda livre dois corpos com pesos diferentes experimentam ou não a mesma aceleração.
Introdução
Este relatório foi realizado no âmbito da disciplina de Física e Química A, com base na primeira atividade laboratorial realizada no presente ano letivo, em que o movimento de queda livre, isto é, o movimento vertical com atrito desprezável, foi o tema central do mesmo. A questão problema que pressupõe toda esta atividade é se dois atletas com pesos diferentes, em queda livre, experimentam ou não a mesma aceleração?
Contudo, antes de analisar e aprofundar os nossos conhecimentos sobre este assunto muito pertinente, há que salientar a pessoa que revolucionou a ciência na sua época com o estudo aprofundado de conceitos como a queda livre e a aceleração gravítica. Dito isto, denota-se que foi Galileu, matemático, físico e filósofo italiano, que afirmou que desprezando a resistência do ar, todos os corpos soltos num mesmo local, ao mesmo tempo, caem com uma mesma aceleração, quaisquer que sejam as suas massas. Mais tarde, Isaac Newton foi de encontro com o que fora formulado por Galileu. Todavia, este acrescentou