queda livre
ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
QUEDA LIVRE
Discentes:
Julio Cesar G Silva - R.A.: B650DI-0
Leandro E Segado - R.A.: B4964D-3
João k. T. dos Santos - R.A.: B44BAF4
Éder de S. Mendonça - R.A.: B609BI-5
Docente: Hélio Hildalgo
Turma: EM1PQ
Bancada: 4
São José do Rio Preto, outubro de 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
1.1. O QUE É QUEDA LIVRE 2
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
2.1. TEORIA 3
2.2. CÁLCULOS 4
3. DESENVOLVIMENTO 6
3.1. Objetivo 6
3.2. Procedimento 8 Conclusão 9 Referências Bibliograficas 9
1.INTRODUÇÃO
1.1 – O QUE É QUEDA LIVRE.
É o movimento resultante unicamente da aceleração provocada, pela gravidade. A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interação gravitacional, Mais geralmente, a queda livre é classificada como a condição de aceleração causada pela gravidade e atrito com o ar.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 – TEORIA
O primeiro cientista a estudar o fenômeno da Queda Livre foi Galileu Galilei.
Galileu inaugurou uma nova fase na história da ciência, ao defender o racionalismo matemático como base do pensamento científico -- "o universo é um texto escrito em caracteres matemáticos", afirmou -- e ao criar a idéia moderna da experimentação científica, combinando a indução experimental e o cálculo dedutivo.
Galileo Galilei nasceu em Pisa, Itália, em 15 de fevereiro de 1564, de família nobre, filho de Vincenzo Galilei, matemático competente e músico famoso. Em criança, o futuro físico e astrônomo impressionou os professores do mosteiro de Vallombrosa pela capacidade intelectual, habilidade manual e criatividade, sobretudo para invenções mecânicas. Sempre avesso ao ensino tradicional, interrompeu o curso de medicina na Universidade de Pisa para dedicar-se ao estudo da matemática e das ciências.