Queda livre
QUEDA LIVREA
1 INTRODUÇÃO
Queda livre se define pelo movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade. De acordo com a física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV) e foi estudado primeiramente por Aristóteles, mais quem apresentou uma explicação satisfatória para a queda dos corpos foi Galileu.
2 OBJETIVO
O objetivo desta experiência é estudar o movimento de um corpo em queda livre. Calculando assim o deslocamento e a velocidade da queda do objeto, tendo em vista o tempo e a altura adquirida no laboratório. Sendo que todos os corpos (objetos) sofrem aceleração da gravidade.
3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Alinharam-se os sensores em posições equivalentes de 50, 60 e 70 cm de distância e em seguida foi medido o tempo de queda livre para uma dada esfera de aço, variando a altura (h) em relação ao sensor.
O equipamento consta de um dispositivo de lançamento, normalmente um eletroímã, de uma esfera de aço que será o corpo em queda livre. O eletroímã, quando ligado, mantém a esfera presa. Ao ser desligada a alimentação do eletroímã, a esfera é abandonada ao mesmo tempo em que o cronômetro digital é disparado. A esfera atinge o sistema de trava do cronômetro na altura desejada. Desta forma podemos medir o intervalo de tempo entre o instante no qual a esfera foi abandonada até o instante na qual ela atingiu a altura em estudo.
Para a realização desse experimento utilizamos os seguintes materiais: régua, eletroímã, fonte de tensão, cronômetro digital, esfera de aço.
Altura
Tempo
50 cm
0,296 seg
60 cm
0,,325 seg
70 cm
0,352 seg
4 FÓRMULAS
4.1 CALCULOS
Obs: media da velocidade com desvio padrão: 3,34 m/s
5 CONCLUSÃO Ao final desse relatório foi capaz de entender tanto na teoria quanto na