Queda livre
No movimento vertical de um corpo próximo ao solo é chamado de queda livre quando o corpo é abandonado no vácuo ou se considera desprezível a acção do ar. Seu estudo é idêntico ao de um lançamento na vertical, o qual difere da queda livre somente por apresentar uma velocidade inicial vertical.
A aceleração do movimento vertical de um corpo pelo vácuo é denominada aceleração da gravidade e indicada por . Como o movimento se realiza nas proximidades da superfície terrestre, a aceleração da gravidade é considerada constante.
TEORIA Supondo que a velocidade inicial é nula e desprezando o efeito do ar sobre a esfera durante a queda (figura1). Colocando o eixo y ao longo da trajectória de sua queda, com no ponto de partida e seu sentido positivo para baixo positivo. Então, sua aceleração é ao longo deste eixo e o nível de . Considerando que a queda começa no instante , com uma velocidade inicial igual a . Observe que num lançamento vertical e numa queda livre, o sinal da aceleração escalar é determinado somente Pela orientação da trajectória e não depende do fato de o corpo estar subindo ou descendo.
Aplicando o sistema de coordenadas, de modo que o eixo indica a indica a direcção do movimento, e resolvendo a correspondente equação de movimento unidimensional: (I)
Com: figura 1
Logo, em (I)
A equação obtida representada é válida para toda e qualquer situação de queda livre e baseia-se na equação do MRUV,
METODO EXPERIMENTAL Colocamos a esfera no suporte a uma altura de 700 mm, soltou-se a esfera e com ajuda de um software obteve-se o tempo esse processo foi repetido diversas vezes, portanto conseguimos obter os