Queda Livre
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO (FEAU)
RELATÓRIO DE FISICA EXPERIMENTAL II
Tempo de Reação Humana (Queda Livre)
1. RESUMO Neste experimento foi realizado o estudo que tem por objetivo a análise do tempo de reação humana através da teoria de queda livre. Com esta análise, foi possível efetuarmos os cálculos, por exemplo, de tempo médio, desvio padrão e a propagação de incertezas. Com a utilização da régua milimetrada, realizamos a medição do tempo de reação de 4 pessoas e após os cálculos, podemos observar como as medições podem conter erros, através de suas variações.
2. INTRODUÇÃO Dentre os diversos movimentos que podemos observar em nosso meio, sempre houve interesse no estudo do movimento de queda livre dos corpos próximo a superfície terrestre. Ao largarmos um corpo de uma determinada altura (h) podemos observar que sua velocidade aumenta em função do tempo, a partir de uma velocidade inicial igual a zero, sendo, portanto um movimento acelerado. O experimento calculará o tempo de reação humana através da teoria de queda livre de um objeto. Para este procedimento, será usado o instrumento para medir dimensões lineares, isto é, a régua milimetrada. Com a realização deste procedimento, pudemos efetuar medidas estatisticas do tempo de reação humana, medidas indiretas de tempo, aprender a utilizar estatistica de tempo e expressar corretamente as medidas, erros e unidades.
3. DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
Para este procedimento, foi utilizado uma régua milimitrada (300mm) e as medidas de tempo de reação de 4 alunos. O objetivo é estudar o movimento de um corpo em queda livre e estimar o valor do tempo médio e suas propagações de incertezas. Cada aluno terá dez valores obtidos após o procedimento, este número, tem como objetivo diminuir a margem de erro e