Queda livre
Introdução
Galileu Galilei, considerado o pai dos experimentos, subiu na Torre de Pisa, localizada na França, e comprovou a teoria de Queda Livre:
Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes.
Assim, a queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à força gravitacional.
O valor adotado para a aceleração da gravidade na superfície da Terra, estabelecido em 1901, pelo Comitê de Pesos e Medidas igual a 9,80665 m/s² ao nível do mar e a 45˚ de latitude. E considerando medidas realizadas pelo IBGE na região de Goiânia, a aceleração gravitacional é igual a (9,784±0,001) m/s².
Metodologia
Objetivo
Determinar, a partir das medições efetuadas, o valor da aceleração da gravidade e compará-los com o valor tabelado.
Procedimento Experimental
- Medidor Eletrônico de tempo
- Esfera
- Medidor de distância (trena, fita métrica)
Para o cálculo da gravidade é necessário os valores das alturas e tempo de queda em cada procedimento. Assim, determinaremos o tempo de queda de uma esfera para uma altura pré-estabelecida (aproximadamente 0,885 m); repetir o procedimento cinco vezes e calcular o tempo médio e desvio padrão.
Com os dados obtidos, deve-se determinar a aceleração da gravidade e sua incerteza. Repetir esse procedimento para outros sete valores de altura com, aproximadamente, 5 cm de diferença entre eles. E por fim, determinar a aceleração média da gravidade e sua incerteza.
Resultados e Análises (h ±Δh) (m) | t médio (s) | σ t (s) |