Queda livre
RELATÓRIO: LEIS DE NEWTON
Alunos:
Disciplina: Física I (laboratório) Turma: 01
MANAUS-AM
JULHO-2010
INTRODUÇÃO
A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à única força.
Foi Galileu quem observou que, desprezando a resistência do ar, todos os corpos soltos num mesmo local caem com uma mesma aceleração, quaisquer que sejam suas massas. Essa aceleração é denominada aceleração gravitacional, sendo que a única força que atua sobre o corpo é a força gravitacional.
Desde Galileu sabe-se que corpos largados próximos da superfície da terra, independente de sua forma, densidade ou massa, caem com a mesma aceleração. Esta aceleração, devido à atração gravitacional da terra exercida sobre esses corpos, é denominada de aceleração da gravidade g. O movimento de queda livre de corpos próximos da superfície da terra pode ser descrita pela equação horária para um movimento uniformemente acelerado (aceleração g constante) dada por: ht=h0+v0t+12gt2 Se o corpo começar do repouso, v0= 0. E tomamos a origem de h à posição inicial do corpo h0= 0 e teremos então a relação entre altura e tempo dado pela equação abaixo: ht=12gt2 1) TÍTULO: QUEDA LIVRE
1.1) OBJETIVO
Uma esfera cai livremente de distancia pré-determinada. Seu tempo de queda é medido e tabelado. A partir destes resultados, têm-se como objetivos determinar: 1. Aceleração da gravidade, calcular a margem de erro usando porcentagem. 2. Verificar em que circunstâncias o valor da aceleração da gravidade é constante. 3. Analisar se aceleração varia com a altitude e longitude.
1.2) PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAL NECESSÁRIO * * 1 esfera de D≅19mm * 1 cronometro digital * 1 suporte de base * 2 grampos duplos * 1 haste de suporte * 1 régua milimetrada * 1 fixidador de esfera * 2 cordões de conexão de 750mm * 2 cordões de