Queda De Cabelo
Numa sociedade em que cada vez mais se dá importância à imagem, surge mais um problema com que muitas pessoas têm agora que lidar: A queda de cabelo.
Na maioria das vezes a queda de cabelo ou calvíce é associada aos homens, mas também afeta um número significativo de mulheres, manifestando-se de modo diferente.
Nos homens, expressa-se por desaparecimento do cabelo na zona frontal enquanto nas mulheres manifesta-se numa redução do volume e densidade do cabelo, principalmente na região superior e central da cabeça.
Como ao longo dos anos a calvíce foi sempre mais evidente e mais frequente nos homens, acabou por se tornar socialmente aceite. Isto não acontece com as mulheres, podendo tornar-se até um grave problema não só estético mas psicológico. É de salientar que raramente a mulher fica totalmente calva, como acontece com frequência no homem.
Mas falemos um pouco sobre a sua estrutura. O cabelo não é mais que um pelo que se diferencia dos pelos comuns pelo seu crescimento durante um prolongado período de tempo e pela sua elevada concentração por cm2. Temos em média 3 milhões e meio de cabelos na fase adulta, que crescem em média um centímetro por mês. Além do valor estético que lhe é dado, o cabelo serve como isolamento térmico da cabeça, protegendo-a das radiações solares e também da abrasão mecânica. Todos os dias, perdemos cerca de 50 a 80 cabelos. O seu tempo de vida é, em média, 2 e 6 anos.
O ciclo de vida do cabelo é composto por três fases:
Fase anagénica – é aquela em que o cabelo cresce até atingir o seu comprimento máximo. Pode durar de 2 a 6 anos.
Fase catagénica – é a fase da conclusão da produção da fibra. Nesta fase, o cabelo pára de crescer. Dura 2 a 3 semanas.
Fase telogénica – Corresponde ao período de repouso do cabelo. O cabelo permance agarrado ao folículo que lhe deu origem durante cerca de mês e meio. Acaba por ser removido ao fim desse tempo pela escovagem ou lavagem do cabelo, No