doenças capilares
DOENÇAS CAPILARES
CAMPO GRANDE – MS
MAIO/2014
DOENÇAS CAPILARES
Toda a alteração que afete o couro cabeludo e os cabelos de uma pessoa, e altere a sua aparência física, pode ter um impacto importante sobre a sua autoestima e a sua personalidade.
A perda de cabelos pode ter sérias consequências emocionais, tanto para homens como para mulheres.
Olhando para a história da humanidade, o homem sempre se preocupou com o cabelo. Além de oferecer a proteção ao crâneo contra traumatismos, e radiações solares, os cabelos representam um adorno sexual importante. A adoração aos cabelos atingiu os impérios, a religião, a mitologia, a cultura, as classes sociais e a ciência.
Em todos os tempos e culturas, a perda do cabelo afeta o intimo das pessoas, papiros egípcios com mais de quatro mil anos, já citava a anatomia do couro cabeludo e fórmulas para alopecia.
A perda de cabelos, ou alopecia, é consequência de alterações no folículo piloso. Se as alterações forem transitórias e não destrutivas da matriz capilar, ocorre um novo crescimento. Se as alterações provocam destruição da matriz capilar, resultam na formação de escaras (feridas), ou atrofia, produzindo alopecia permanente.
O assunto é muito complexo e extenso, havendo diversas causas para a queda de cabelos.
CISTO SEBÁCEO – é muito comum a formação de cisto sebáceo no couro cabeludo. O crescimento deste provoca uma compressão sobre o folículo piloso levando a uma alopecia traumática localizada. Nos casos recentes a alopecia é reversível, em casos crônicos a alopecia pode ser definitiva.
DEFLÚVIO ANÁGENO - queda intensa de cabelos pela inibição da proliferação da matriz do cabelo. A queda se manifesta após alguns dias do fator desencadeante, podendo cair milhares de fios por dia. As principais causas de deflúvio anágeno são: drogas, radiações, como o raio X, infecções graves, doenças e etc.
A intensidade da alopecia varia com a qualidade,