Que habilidades os autores propõe, para a formação docente em Ciências, com relação ao ‘saber” e “saber-fazer
Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações/Daniel Gil-Pérez, Ana Maria Pessoa de Carvalho; revisão técnica da autora: [tradução Sandra Valenzuela]. - 3.ed. - São Paulo Cortez, 1998. (coleções de nossa época; v 26). Para desenvolver a tarefa você deverá realizar a leitura do Texto “Formação de Professores de Ciências” de Anna M. Pessoa de Carvalho e Daniel Gil-Pérez. Editora Cortez.
Que habilidades os autores propõe, para a formação docente em Ciências, com relação ao ‘saber” e “saber-fazer”?
Resposta: Com relação ao “saber,” em primeiro lugar o professor deve saber o conteúdo que irá expor e ensinar a classe. Devem transformar a atividade docente em um trabalho criativo de pesquisa e inovação. Os outros saberes vão ser: saber preparar as aulas, dirigir as atividades dos alunos, ter boa interação em classe, ou seja, entender o que os alunos dizem e se fazer entender por eles, saber avaliar, escolher dentro do currículo apresentado pela escola o que é mais significativo etc. Mas os autores ratificam que saber o conteúdo a ser ensinado é o fator mais importante na caracterização de um bom professor.
Em relação ao “saber-fazer,” os professores de Ciências deverão saber fazer uma proposta baseada, de um lado na idéia de aprendizagem como construção de conhecimentos com as características de uma pesquisa científica e, de outro, na necessidade de transformar o pensamento espontâneo do professor. É necessário dar a formação do docente uma orientação teórica que vá além do conhecimento de recursos e estilo de ensino ou da aquisição de habilidades específicas. A atividade de um docente de ciências vai muito além do ato de ministrar aulas, trata-se que o professor saiba agir como orientador das equipes de