Quatro tipos de conceitos
Conhecimento de senso comum
É um conhecimento que se baseia na sabedoria popular, pois se adquiri a parti do conhecimento que as pessoas têm no dia-a-dia, nas suas experiências de vidas, sendo transmitido de geração a geração.
Por ser criado pela humanidade de modo espontâneo, intuitivo e reflexivo é passado por gerações onde não se precisa da autoria. É um saber popular com base na intuição e impressões pessoais adquirido no convívio social, sem depender de esforços intelectuais.
É um conhecimento que nunca será menosprezado, pois tem um domínio popular e antecede o cientifico. E todos sempre acreditaram em sua veracidade, pois durante toda a vida se ouviu e aceitou como verdade determinada explicação.
Conhecimento Teológico
É um conhecimento que se adquire através da fé e da crença, é fruto da revelação divindade, pois é um conhecimento inspiracional. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis.
O conhecimento teológico ou religioso póia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas por terem sido reveladas pelo sobrenatural e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e exatas.
A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências não são postas em dúvida nem sequer verificáveis.
Conhecimento Filosófico
É um conhecimento que se apoia na ciência, onde sua inspiração ultrapassa os dados científicos tendo a essência pela busca do saber.
Tem a capacidade de pensar e refletir a realidade vivida, observando fatos, fazendo abstrações e transcender à realidade observada, permitindo o Homem a filosofar. É especulativo, pois seu conhecimento se caracteriza por ser exato e infalível.
Esse